segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Classificação dos Espíritos


A classificação dos espíritos se baseia no grau de adiantamento de cada um deles, isso inclui suas qualidades e também seus "defeitos", os quais precisam perder, pois não é porque são espíritos que são perfeitos. Os espíritos em geral, são "divididos" em três categorias principais: A primeira compreende os Espíritos puros, que atingiram o grau supremo da perfeição; a segunda se caracteriza pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem; a terceira é a parte inferior da escala, onde estão os espíritos onde predomina a matéria e o desejo pelo mal.

**As características gerais dos Espíritos  de Primeira Ordem são: superioridade intelectual e moral absoluta. Os espíritos dessa classe já percorreram todos os graus da escala evolutiva e não possuem as impurezas da matéria. Eles são os mensageiros de Deus e praticam o bem pelo bem e devido a isso são chamados muitas vezes de anjos, arcanjos ou serafins.


**As características gerais dos Espíritos de Segunda Ordem são: predominância do espírito sobre a matéria  e o desejo do bem. Os espíritos dessa classe ainda possuem hábitos materiais e até mesmo algumas manias, mas são felizes por fazer o bem, suscitar bons pensamentos e livrar os homens do mal. São muitas vezes chamados de espíritos do bem, bons gênios  e gênios protetores. Essa ordem ainda pode ser dividida em outros quatro grupos principais:
- Primeira Classe - Espíritos Superiores: reúnem em si a ciência, a sabedoria e a bondade. Sua superioridade os torna mais aptos a nos informar/esclarecer sobre coisas do mundo espiritual, dentro dos limites que nos é permitido.
- Segunda Classe - Espíritos de Sabedoria: apesar de não possuírem conhecimentos ilimitados,  possuem grande clareza intelectual, mas o que os caracteriza  são suas qualidades morais de ordem mais elevada.
- Terceira Classe - Espíritos Sábios: distinguem-se pela amplitude de seus conhecimentos e se preocupam um pouco menos com as questões morais.
- Quarta Classe - Espíritos Benévolos: a bondade é sua qualidade dominante, são aqueles que progrediram mais no sentido moral que no intelectual.

**As características gerais  dos Espíritos de Terceira Ordem são: predominância da matéria e desejo pelo mal; sendo que nem todos são essencialmente maus, às vezes possuem mais leviandade e malícia do que maldade. Essa ordem ainda pode ser dividida em outros cinco grupos principais:
- Quinta Classe - Espíritos batedores e perturbadores: podem caber em todas as classes de terceira ordem e gostam de desordem. Manifestão-se por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas, agitação do ar, movimentação de corpos sólidos e etc.
- Sexta Classe - Espíritos neutros: não são nem bons nem maus, pendem tanto para um como para o outro.
- Sétima Classe - Espíritos pseudo-sábios: possuem grande conhecimento, porém acham que sabem mais do que na verdade sabem (assim como os encarnados), e frequentemente propagam preconceitos e ideias sistemáticas que nutriam na vida terrena.
- Oitava Classe - Espiritos levianos: são ignorantes, maliciosos e zombeteiros, goastam de causar pequenos desgostos, ligeiras alegrias, de intrigar e de induzir a maldade. São geralmente conhecidos como duendes, gnomos, diabretes e etc.
- Nona Classse - Espíritos impuros: são maus, e a bondade lhes incomoda, gostam de induzir os homens a perdição e retardar-lhes  a evolução. São geralmente conhecidos como espíritos do mal, demônios e maus gênios.


Por:  Juliana Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...