terça-feira, 13 de setembro de 2011

Umbanda, Orixás, Linhas...



Na Umbanda, os Orixás e os Guias foram organizados em 7 linhas principais, que chamamos de "os 7 Orixás Maiores". Cada linha possui 7 divisões (vibrações), que chamamos de "Orixás Menores", e cada Orixá Menor, possui 7 guias subordinados, e assim por diante. Os Orixás Maiores são espíritos extremamente evoluídos, acredita-se na Umbanda, que não é possível o contato direto com eles.Por isso cada linha de Orixá, envia para trabalhar na Terra os Guias, que são entidades trabalhadoras, que vem de Aruanda ajudar seus filhos, nos livrando de demandas e transmitindo bons fluidos. São eles os Guias, nossos conhecidos Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Baianos, Marinheiros, Boiadeiros, Povo da Água, Povo do Oriente, etc. Cada entidade trabalha dentro de uma linha especifica, por exemplo, O Sr. Caboclo Cobra Coral, trabalha na vibração de Oxossi, o Sr. Caboclo Pedra Preta na vibração de Xangô, as Crianças na vibração de Ibeji (Yori), e assim por diante. Cada entidade trabalha na linha que sua vibração mais se idntifica. Por isso é errado o termo "Linha do Oriente" ou "Linha dos Baianos", o correto é "Povo do Oriente" e "Povo da Bahia".


Os Pretos Velhos trabalham tanto na Linha de Xangô, como na Linha de Obaluaiê (Yorimá), isso dependendo de sua vibração. Quanto ao Povo da Bahia, podem vibrar em qualquer linha, há registros dessas entidades trabalhando na Linha de Oxalá, por exemplo. Todos eles são entidades de grande valor.As entidades não comandam Exus, a não ser que participarem de uma das 7 vibrações de um Orixá, por exemplo, a Linha de Ogum vibra em 7 Orixás Menores, e cada um deles comanda um Exu especifico. Porém um Caboclo da linha de Ogum está diretamente subordinado a um Orixá Menor.


Os Orixás Maiores são:
1ª. Linha - Oxalá
2ª. Linha - Iemanjá
3ª. Linha - Ogum
4ª. Linha - Xangô
5ª. Linha - Oxossi
6ª. Linha - Ibeji (Yori ou Erê)

7ª. Linha - Obaluaê (Yorima, nessa linha trabalham também os nossos queridos Preto-Velhos).


Alguns cultos Umbandista, trabalham com algumas diferenças quanto aos Orixás Maiores, por exemplo, já foi notado nossa querida Oxum como Orixá Maior, porém Oxum trabalha na linha de Iemanjá, sendo ela então um Orixá Menor, o que não desabona em nada seu poder ou grandeza. Acredita-se que não existe Orixá mais ou menos importante. Também foi verificado alterações quanto a ordem dos Orixás nas linhas. Segundo alguns estudiosos, podemos encontrar ainda uma dupla de Orixás Maiores que comandam as linhas. Assim podemos ter:

Oxalá - par vibracional com Odudua
Iemanjá - par vibracional com Oxumaré
Ogum - par vibracional com Iansã *
Oxóssi - par vibracional com Obá
Xangô - par vibracional com Egunitá
Yori - par vibracional com Oxun *
Yorimá - par vibracional com Nanã * * estas divindades tambem são representadas como orixás menores sendo Oxun e Nanã da linha de Iemanjá e Iansã da linha de Xangô.

Egunitá que é considerada orixá e pouco conhecida devido a falta de sincretismo com uma santa católica é por vezes confundida com Iansã, embora haja ligação entre elas, isso é uma precipitação. Egunitá é o polo feminino ligado ao fogo e Xangô é o masculino. Iansã por sua vez liga-se aos ventos e aos raios. Mas mesmo assim é comum a sitação Iansã Egunitá definida como a Iansã do Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...