terça-feira, 20 de setembro de 2011

O que é Deus?




O que é Deus?

— Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as
coisas." Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, item l


Ambas as filosofias ou religiões – Umbanda e Kardecismo seguem as Leis do Criador chamado por todos como Deus. Mas, nós seguidores dessas religiões sabemos o que é esse Deus? Creio que não, não temos certeza. De nada realmente sabemos.

Segundo o espírito milenar, Alex Zarthu, amigo e companheiro de todos os momentos do escritor Robson Pinheiro, em sua obra “Gestação da Terra”, ele nos explica o que é Deus.

O SER CUJA REALIDADE transcende o próprio universo permanece ainda incompreendido pela grande maioria de
suas criaturas, de seus filhos. O homem já nasce com a intuição de que existe uma força soberana que se irradia em todo o universo, à qual dá o nome de Deus.

Entretanto, sabemos que a verdade assemelha-se à luz da aurora, que vai clareando lentamente até atingir a exuberância do sol do meio-dia.

O conhecimento do homem a respeito de seu Criador não foge à regra. Inicialmente, não podendo compreender os atributos de um ente espiritual que detém todo o poder e todas as perfeições num grau absoluto, o homem passou a humanizar Deus, transformando-o segundo os seus conceitos, à sua imagem e à sua própria semelhança.

Começa a emprestar ao Criador Supremo suas próprias imperfeições e cria a imagem de um Deus antropomórfico.
O homem transforma Deus numa divindade humanizada, que se ira, sente raiva, precisa de sacrifícios para aplacar sua sede de justiça e sangue; enfim, personaliza o Criador, atribuindo- lhe a imagem de um ancião de longas barbas, dominando um paraíso beatífico e pronto para irar-se ao primeiro sinal de rebeldia ou ignorância de suas criaturas, de seus filhos.

A ignorância do homem colocou a divindade tão distante do ser humano que se tornou quase impossível à criatura chegar-se ao Supremo Senhor, o Pai.”  (Alex Zarthu) .


“Deus é a Consciência que estabelece a ordem e a harmonia do universo. Cada constelação, cada galáxia, cada planeta, cada sol, cada erva, cada átomo é eternamente preenchido pela Consciência divina. Deus é imanente a toda a criação.

Mas a criação não é o Criador. Ele é a Consciência que fecunda de vida todo o universo, que mantém os mundos na amplidão, em sua eterna marcha, suspensos sob sua atuação, nos espaços infinitos.” (Alex Zarthu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...